18 maio, 2010

Moqueca de Peixe


Um dos esportes praticados por maridson é a caça submarina. Ele fica horas a fio debaixo d’água, e, quando a maré está para peixe, volta para a areia cheio de delícias na fieira. Diante de todo esse expertise, a regra é clara: peixe aqui em casa é com ele.

Tínhamos 1kg de linguado em casa e uma panela de barro que estava há mais de dois anos sem uso, coitadinha... Foram motivos de sobra para irmos pra cozinha no sábado!

Enquanto as postas ficaram marinando no suco de 1 limão, com um tiquinho de sal e pimenta do reino, pegamos seis pimentões: dois vermelhos, dois verdes e dois amarelos. Eles foram lavados, sementes descartadas, e picados. Enquanto cozinhavam, no azeite, na panela de barro, picamos 5 tomates e descartamos as sementes. Deixamos os tomates cozinharem, em outra panela, até se desfazerem.

Depois que os pimentões ficaram molinhos, juntamos na panela de barro o molho de tomate, duas cebolas (uma picadinha e outra cortada em rodelas) e 6 dentes de alho inteiros, ligeiramente socados para soltarem o sabor. Tampamos a panela e deixamos os ingredientes formarem água, afinal, uma moqueca precisa de molho!

Depois que os ingredientes estiverem fumegando, é hora do leite de coco entrar em cena. Usamos dois vidros e a casa ficou perfumada. Mexe tudo muito bem, acerta o sal.

Distribuímos as postas uniformemente na panela afundando-as delicadamente para que cozinhassem submersas no molho. Depois de 15 minutos, a moqueca estava pronta!

Maridson explicou que o peixe é uma carne frágil e que cozinha rápido. Por isso, a moqueca tem que ser feita em etapas: primeiro entram os ingredientes que demandam mais tempo de cocção para depois entrarem os que cozinham mais rápido. Espertinho, não?

Daí só precisou fazer um arroz, uma farofinha e lançar mão de uma pimenta arretada para servir com a moqueca! Diliça!

Um comentário:

  1. Parece fácil e gostoso!
    vou tentar fazer, se ficar legal, volto aqui e digo se ficou legal mesmo!
    rsrsrss
    abraço
    Jane

    ResponderExcluir