12 setembro, 2009

Almôndegas de Atum

Quando um amigo me perguntou qual era a boa de quarta-feira à noite, eu respondi: fazer almôndegas de atum. Ele gostou da ideia e disse que queria fazer também. Além de me perguntar quais ingredientes deveria comprar, me pediu duas coisas: que eu desse o passo a passo da receita por telefone e que eu tivesse paciência, pois ele não tem a menor intimidade com a culinária.

Topei o desafio. Separamos os ingredientes e, quando os dois estavam a postos, ele me ligou para começamos a fazer a receita juntos.

Meu amigo ficou super orgulhoso de ter conseguido fazer almôndegas. Ficou mais orgulhoso ainda quando recebeu muitos elogios da esposa, após provar as delícias.

Você vai precisar:

- 1 cebola picadinha
- 3 colheres de sopa de salsa ou coentro picadinhos
- 3 latas de atum (eu uso o atum light inteiro)
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 xícara de aveia em flocos finos
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 1 ovo
- Quanto baste de sal

Faça assim:

- Escorra bem a água das latas de atum. Coloque a carne do atum em uma tigela e desfaça-a com um garfo.
- Acrescente todo os outros ingredientes e mexa muito bem. A massa tem que ficar em ponto de liga, de forma que dê para fazer os bolinhos. Caso não esteja dando liga, acrescente um pouco mais de azeite, pois o atum é uma carne sem gordura.
- Prove a mistura e acerte o sal.
- Coloque uma colher de sopa de massa na palma da mão e faça as bolinhas das almôndegas.
- Unte um tabuleiro com um pouco de azeite e distribua as almôndegas.
- Leve ao forno médio apenas para dourar, por uns 10 ou 15 minutos.

Simples, light e saboroso. Essa receita rendei 18 almôndegas. Maridson gostou tanto que comeu, de uma só vez, seis bolinhas! Você pode comê-las puras, com um fio de azeite ou, ainda, com um molhinho de mostarda.

2 comentários:

  1. Oi Ju! Fico lendo essas receitas e fico pensando: "só vc mesmo..."
    Mas enfim, fiz as almôndegas! Coloquei um ovo a mais... ficou bom, mas acho que deixei tempo demais no forno e acabou ficando um pouco ressecado. Da próxima vez deixo menos tempo ou faço um molho pra ficar mais molhadinho!
    Obrigada! beijinhos, Lisa

    ResponderExcluir
  2. Lisa, é pra deixar só uns 10 minutinhos no forno mesmo. Coisa rápida, só pra dar uma douradinha. Pra ficar mais molhadinho, capriche no azeite ou lance mão de um molhinho, que tb fica tudo de bom!
    Bjocas

    ResponderExcluir