05 agosto, 2009

Leques de Berinjela

Descobri que hoje é o Dia Nacional da Saúde, escolhido em homenagem ao médico bacteriologista Oswaldo Cruz, que nasceu no dia 5 de agosto de 1872. Diante desta constatação, fui obrigada a deixar a TPM de lado e, ao invés de postar mais uma receita açucarada, deixo aqui uma receitinha saudável.

Desde que comecei a frequentar uma nutricionista, tenho evitado comer carboidratos no jantar. Não gosto de comer carne à noite, daí que me sobram basicamente as sopas, saladinhas e omeletes. Achei essa receita de leques de berinjela, no Rainhas do Lar, e resolvi experimentar ontem. As berinjelas quentinhas acalentaram minha noite e me fizeram muito bem!

Você vai precisar:

- 4 berinjelas pequenas
- 3 tomates cortados em rodelas
- 3 cebolas pequenas cortadas em rodelas
- 1 cubo de caldo de legumes dissolvido em ½ xícara de água
- Azeite
- Orégano
- Azeitonas picadas
- Sal

Faça assim:

- Faça cortes na berinjela de modo que ela fique como um leque. Comece a cortar do lado maior para o menor. Não corte até o fim do lado menor para que fique mesmo como um leque.
- Preencha as camadas dos leques com as rodelas de tomate.
- Unte um tabuleiro com azeite e forre-o com as rodelas de cebola.
- Coloque as berinjelas por cima, tempere-as com sal, orégano e com as azeitonas picadinhas.
- Se tiverem sobrado cebolas e tomate, pode colocar no tabuleiro também.
- Regue as berinjelas com o caldo de legumes e com bastante de azeite.
- Leve o tabuleiro, fechado com papel laminado, ao forno médio pré-aquecido por 1 hora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário