15 julho, 2009

Salada de Tomate em Evolução do Jamie Oliver

Não falei que colocaria aqui algumas das receitas do livro Revolução na Cozinha? O livro tem um capítulo de saladas chamado “Saladas Adoráveis”. Não é fofo?
Fiz algumas alterações na receita, que nem por isso deixou de ficar menos saborosa. Ao invés de azeitonas pretas, usei as verdes mesmo. E não usei atum pq achei que não carecia. Vou deixar aqui a receita original.

Para 4 pessoas:

1) Pegue cerca de 700gr de tomates-cereja, tomates italianos e tomates comuns. Corte os maiores em cunhas, os tomates-cereja ao meio e deixe os menores inteiros. Coloque-os em uma tigela com 6 colheres e sopa de azeite e duas colheres de sopa de vinagre de vinho tinto (usei azeite balsâmico). Misture bem os tomates com o tempero. Destaque as folhas de alguns ramos de manjericão fresco (entenderam pq resolvi fazer essa receita primeiro?) e espalhe-as sobre a salada. Tempere bem com sal e pimenta do reino moída na hora.

2) Coloque um punhado grande de azeitonas pretas sobre uma superfície limpa e pressione-as para baixo, com a palma da mão, até remover os caroços. Descarte os caroços e acrescente as azeitonas à salada.

3) Escorra uma lata de feijões brancos e acrescente-os misturando bem.

4) Escorra uma lata de atum, desfaça-o em pedaços e espalhe-os sobre a salada.

Eu, que nunca havia provado feijões brancos enlatados, virei fã. Combinaram perfeitamente com esta salada. E já estou pensando em usá-los em uma salada de grãos... Mas isso é assunto para um outro post!

3 comentários:

  1. Adorei tudo, lindinha. Mas me conta uma coisa: como é essa história de tirar caroço de azeitona apertando com a mão??? Nunca tinha ouvido falar e não consegui visualizar a cena ...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Rosa, também achei essa história um bocado complicada. Por isso, substituí as azeitonas da receita original por azeitonas verdes já descaroçadas e picadas. Muito mais prático, não? :-)
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  3. Além de me satisfazer em ver a sua realização gastronomica pessoal, tenho o doce prazer de me ver incumbido em sempre experimentar as delícias que voce cozinha.

    Te amo!

    ResponderExcluir