20 julho, 2009

Receber com queijos e vinhos

Como hoje é Dia do Amigo, este post é em homenagem a minha comadre Geiza, que nos brindou, no fim de semana, com um queijos e vinhos maravilhoso. Pude provar queijos que eu sequer tinha ouvido falar. Foi uma experiência sensorial fantástica. Muito obrigada por mais essa, amiga!


Sempre adorei servir queijos e vinhos e no inverno esta é uma combinação perfeita. Este ano, meu marido me deu uma missão: assistir duas aulas sobre o assunto, lá na Associação Brasileira de Sommeliers, com o professor Celio Alzer. Foi delicioso! E, como todo curso, instrutivo também. Seguem algumas dicas legais que estavam na apostila com os comentários pós aula prática:

- "Para uma recepção devem ser servidos pelo menos cinco tipos de queijos: Brie, Cammembert, Emmental, Gouda ou Gruyere, Roquefort ou gorgonzola e um queijo de cabra fresco" (como estava encantadíssima com os queijos deliciosos que conheci neste curso, preparamos uma tábua com vários tipos diferentes de queijo e a brincadeira ficou por conta de decifrá-los. Muito divertido!);

- "Não se deve usar frios - porque pertencem a outra família de alimentos - e muito menos conservas. Mas alguns patês finos são admitidos" (este ensinamento me foi muito útil. Sempre que fazia festinhas, incluía os frios na lista. Mas queijos e vinhos não admitem este convidado. Ouvi algumas brincadeiras quando comentei isso, do tipo "Poxa, não vou poder fazer sanduíche...". E entendi o espírito da coisa rapidinho...rsrsrs)

- Quanto aos pães, não é recomendado exagerar nos sabores para não prejudicar a degustação do queijo. Então baguetes, pão preto e torrada são os indicados para esta recepção.

- Cálculo da quantidade do vinho: a base é meia garrafa por pessoa. Mas é conveniente ter duas ou três garrafas de reserva. Deu certo. Para nove pessoas, compramos 8 garrafas (Mantive a indicação dele de ter brancos (sauvignon blanc-1 e chardonnay - 2); tintos leves (2 garrafas de Pinot Noir) e tintos encorpados (2 cabernet sauvignon). O Porto fechou com chave de ouro a recepção e combinou perfeitamente com o Roquefort.

Bem, é isso! E até a próxima festa!
Beijos, Geiza

Beijos, amiga!

Um comentário:

  1. Feliz Dia do Amigo pra vc tb!!

    Depois passa lá no blog que tá rolando um sorteio!!

    Bjs

    http://www.inteirativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir