Esse é um estrogonofe bem diferente, pois não leva tomate e nem tem aquele aspecto avermelhadinho, a que estamos acostumados. Mas nem por isso essa receita deixa de ser deliciosa e fácil de fazer.
Para 2 pessoas
Você vai precisar:
- 1 alho-poró grande
- 1 punhado grande de champignon
- 2 peitos de frango
- Azeite
- 1 bolota de manteiga
- 1 taça de vinho branco
- 1 punhado de salsa fresca
- 285 ml de creme de leite desnatado (ou light)
- 1/2 limão siciliano
- Sal
Faça assim:
Apare as duas extremidades do alho-poró, corte-o ao comprido em quatro pedaços, fatie finamente em diagonal, depois lave-os bem em água corrente.
Fatie os cogumelos e os peitos de frango em pedaços do tamanho de um dedo. Coloque uma frigideira grande sobre fogo alto e adicione um fio generoso de azeite e a bolota de manteiga. Acrescente o alho-poró à frigideira com o vinho branco, uma taça pequena de água e uma boa pitada de sal e de pimenta do reino. Deixe borbulhar por 5 minutos, coberto frouxamente por um pedaço de papel alumínio.
Enquanto isso, pique finamente a salsa, com os talos. Remova o papel-alumínio e adicione as tiras de frango, a salsa, o creme de leite e os cogumelos. Misture, deixe ferver novamente, depois abaixe para fogo médio e cozinhe por 10 minutos. Um pouco antes de servir, corte o limão ao meio e escorra o suco de uma das metades dentro do estrogonofe. Tempere com sal a gosto.
Muito delicioso, porém eu colocaria o creme de leite depois de cozinhar o frango e acrescentei alecrim ao invés de salsa. Ficou maravilhoso.
ResponderExcluir