Dizem que Deus descansou no sétimo dia. Então, já que é domingo, resolvi descansar e desencanar também da dieta. Aproveitei a desculpa para dar cabo da metade de um saco de arroz arbóreo na despensa. Comprei funghi secchi e fiz um risoto que me deixou um ser muito mais feliz!
Você vai precisar:
- 75gr de funghi secchi
- 1 cebola grande picadinha
- 4 xícaras de arroz arbóreo
- 10 xícaras de líquido de caldo de carne ou legumes fervente
- 1 xícara de vinho branco seco
- 60gr de manteiga
- ½ xícara de queijo parmesão ralado
Faça assim:
Trinta minutos antes de começar a fazer o risoto, lave bem os funghi para retirar a terra. Coloque-os em um recipiente com 2 xícaras de água e deixe descansar por 30 minutos para hidratar. Retire os funghi do recipiente e guarde a água. Pique-os e reserve.
Dissolva dois cubos de caldo de carne ou legumes em 10 xícaras de água e deixe fervendo, enquanto você prepara a primeira etapa do risoto.
Em uma panela grande aqueça ¾ da manteiga e junte a cebola. Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescente os pedacinhos de funghi e cozinhe por um minuto. Junte o arroz e mexa bem, durante dois minutos, para que os grãos fiquem envoltos na camada de gordura. Essa camada de gordura é que vai evitar que o líquido seja absorvido rápido demais pelo arroz, mas gradativamente.
Acrescente o vinho e mexa até que seque. Coloque um pouco de sal, a água em que os funghi foram hidratados e deixe evaporar, mexendo sempre.
Concha a concha vá adicionando o caldo à panela com o arroz, mexendo sempre. Vá acrescentando caldo na medida em que o líquido for totalmente absorvido pelo arroz. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Ele deverá ficar com um aspecto cremoso. Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga, o parmesão e misture muito bem. Sirva imediatamente.
Essa receita rende 8 porções de risoto. Ou seja, é pra chamar os amigos, abrir uma garrafa de vinho e ser feliz!
12 julho, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário