17 maio, 2010

Falso Humus

Sempre quis fazer uma pastinha de Humus. Talvez por conta do lado libanês da família, que me enche de orgulho e me faz curtir absolutamente tudo da culinária árabe.

O fato é que eu nunca tive paciência de fazer a tradicional pasta de grão-de-bico.
Primeiro porque tenho certo pânico de panela de pressão. Segundo porque não é fácil encontrar em qualquer mercado do Rio de Janeiro o tal Thahine (molho/pasta de gergelim). Então, só me restava o desejo encubado de fazer a pastinha.

Um dia fui à casa de uma amiga e ela serviu Humus. Disse que tinha visto uma receita do Jamie Oliver, em que ele fazia a pasta com grão-de-bico enlatado. Essa informação encheu meu ser de alegria e esperança. Me senti o próprio esquilo da Era do Gelo ao se deparar com a noz gigante!

Peguei uma receitinha de Humus tradicional com a minha sogra e juntei com a idéia do Jamie Oliver. A pasta não ficou tão grossa como a original, mas ficou bem saborosa. Acho que se eu tivesse colocado menos água, talvez ficasse no ponto ideal.

- 1 lata de grão-de-bico em conserva

- 1 dente de alho

- Suco de ½ limão

- Pitada de sal

- Tantinho de água filtrada
- Azeite para decorar

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Transfira a pasta para o recipiente em que irá servi-la e regue com azeite. Daí é só servir com pão árabe ou torradinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário