19 outubro, 2009

Falsa Moquequinha de Peixe

Eu só havia feito peixe uma única vez, e foi uma verdadeira catástrofe. Compramos duas postas de cherne e resolvemos fazê-las no grill e comê-las com um molho de alcaparras. Saiu tanta fumaça do grill que a casa ficou fedendo a peixe por uma semana. Maridson acha que foi a pele do peixe que causou tamanho estrago.

No mesmo dia em que compramos as postas de cherne também levamos ½ kg de filezinhos de linguado, que foram direto pro freezer. Confesso que demorei a tomar coragem de me aventurar a fazer peixe de novo. Porém, como estamos prestes a embarcar para Fernando de Noronha, resolvi entrar no espírito nordestino e inventei uma falsa moqueca que ficou pra lá de boa!

Para acompanhar, fiz uma farofinha, regada na manteiga de garrafa, com farinha que trouxe lá da Bahia. Ficou tudo-de-bom-nessa-vida-ai-meu-Deus!

Você vai precisar:

- ½ kg de filé de linguado
- 1 limão
- 1 cebola grande
- 1 tomate grande
- 1 vidro de leite de coco
- Azeite
- Sal
- Pimenta do reino moída na hora
- Punhado de salsinha ou coentro picados
- Algumas gotas de manteiga de garrafa (se tiver)

Faça assim:

- Corte a cebola em rodelas. Pegue uma travessa média, unte com azeite e forre-a com as rodelas de cebola. Regue com azeite novamente.
- Tempere os filés de linguado com o sumo de um limão espremido, sal e pimenta do reino.
- Distribua os filés sobre as rodelas de cebola. Regue com mais um pouquinho de azeite.
- Fatie um tomate em rodelas e coloque sobre o peixe. Tempere com mais um pouquinho de sal.
- Jogue por cima o leite de coco e algumas gotinhas de manteiga de garrafa. Por fim, espalhe um punhado de coentro ou salsinha picados.
- Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao fogo baixinho, pra que a moqueca faça bem de mansinho e para que o sabor fique bem apurado. Após, mais ou menos, uma hora, tire o papel alumínio e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos.

Para fazer a farofa linda de ver e maravilhosa de comer, dourei ½ cebola bem picadinha em duas colheres de sopa de manteiga de garrafa supimpa. Ai foi só jogar a 1 e ½ xícara de farinha fininha e amarelinha. Pra dar um colorido, finalizei com um punhadinho de salsinha.

A casa ficou tão perfumada, mas tão perfumada, que chamei mamãe pra curtir esse momento comigo. Mamãe veio correndo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário