Como está na época de alho-poró, eu aproveito para usá-lo em muitas receitinhas. Já fiz este suflê muitas vezes e é uma opção ótima para um lanchinho leve à noite. O prato também me tirou do sufoco quando recebi meu pai, que é vegetariano, para um jantar lá em casa. A receita só não vai agradar aos vegetarianos que não comem ovo. Maridson também pediu para que eu deixasse registrado aqui, que ele é o fã número um desse suflê. Viu, Xando?
Você vai precisar:
- 4 ovos (gemas e claras separadas)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 3 tomates picadinhos, sem as sementes
- 1 talo de alho-poró cortado em rodelas finas
- 1 punhado de salsinha picada
- ¼ de xícara de óleo
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de fermento
- Sal
Faça assim:
Junte as gemas e os outros ingredientes, com exceção do fermento, em uma grande tigela e misture tudo muito bem. Em uma batedeira, bata as claras em neve e junte à mistura. Acerte o sal e coloque o fermento. Mexa bem e despeje a mistura em um refratário. Deixe assar, em forno médio, por 30 minutos ou até que o suflê esteja dourado.
Mesmo quando passa a época do alho-poró não deixo de fazer esse suflê. Coloco na receita um tomate a mais e, ao invés da salsa, encho de folhas de manjericão. Também fica tudo de bom!
23 julho, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ju!! Adorei!! Aliás, adoro todos os posts!!!
ResponderExcluirUma perguntinha: o que vc sugere para aocmpanhar o souflé???
Eu sempre tenho dúvida... costumo fazer de cenoura (sou igual criança, tenho que colocar os legumes disfarçados para eu comer hahahha)
um beijão e parabéns!!!
Lisa, para acompanhar pode ser um bife ou um franguinho grelhados, pra fazer uma refeição levinha. Esse suflê tb fica ótimo com peixes!
ResponderExcluirDepois me conte como ficou!
Bjocas!
Ju, fizemos e foi um sucesso! Na verdade, quem fez foi a Maria que trabalha aqui em casa. Meus pais estão aqui e adoraram (e eu tb)! Fica com uma consistência tipo torta, uma delícia! Fiquei pensando que poderia até ter colocado mais legumes no recheio, como cenoura, brócolis, vagem... : )
ResponderExcluirBeijinhos e obrigada!
Que bom que o suflê fez sucesso, Lisa! Eu chamo de suflê, mas ele fica mesmo com consistência de torta. E o melhor: dá pra fazer a receita usando outros legumes, como vc mesma falou. Uma vez, minha geladeira estava vazia... Fiz a receita só com tomate e muitas folhinhas de manjericão. Tb ficou muito boa!
ResponderExcluirBjo grande, querida!