23 julho, 2009

Suflê de Tomate e Alho-Poró

Como está na época de alho-poró, eu aproveito para usá-lo em muitas receitinhas. Já fiz este suflê muitas vezes e é uma opção ótima para um lanchinho leve à noite. O prato também me tirou do sufoco quando recebi meu pai, que é vegetariano, para um jantar lá em casa. A receita só não vai agradar aos vegetarianos que não comem ovo. Maridson também pediu para que eu deixasse registrado aqui, que ele é o fã número um desse suflê. Viu, Xando?

Você vai precisar:

- 4 ovos (gemas e claras separadas)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 3 tomates picadinhos, sem as sementes
- 1 talo de alho-poró cortado em rodelas finas
- 1 punhado de salsinha picada
- ¼ de xícara de óleo
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de fermento
- Sal

Faça assim:

Junte as gemas e os outros ingredientes, com exceção do fermento, em uma grande tigela e misture tudo muito bem. Em uma batedeira, bata as claras em neve e junte à mistura. Acerte o sal e coloque o fermento. Mexa bem e despeje a mistura em um refratário. Deixe assar, em forno médio, por 30 minutos ou até que o suflê esteja dourado.

Mesmo quando passa a época do alho-poró não deixo de fazer esse suflê. Coloco na receita um tomate a mais e, ao invés da salsa, encho de folhas de manjericão. Também fica tudo de bom!


4 comentários:

  1. Ju!! Adorei!! Aliás, adoro todos os posts!!!
    Uma perguntinha: o que vc sugere para aocmpanhar o souflé???
    Eu sempre tenho dúvida... costumo fazer de cenoura (sou igual criança, tenho que colocar os legumes disfarçados para eu comer hahahha)
    um beijão e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Lisa, para acompanhar pode ser um bife ou um franguinho grelhados, pra fazer uma refeição levinha. Esse suflê tb fica ótimo com peixes!
    Depois me conte como ficou!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  3. Ju, fizemos e foi um sucesso! Na verdade, quem fez foi a Maria que trabalha aqui em casa. Meus pais estão aqui e adoraram (e eu tb)! Fica com uma consistência tipo torta, uma delícia! Fiquei pensando que poderia até ter colocado mais legumes no recheio, como cenoura, brócolis, vagem... : )
    Beijinhos e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o suflê fez sucesso, Lisa! Eu chamo de suflê, mas ele fica mesmo com consistência de torta. E o melhor: dá pra fazer a receita usando outros legumes, como vc mesma falou. Uma vez, minha geladeira estava vazia... Fiz a receita só com tomate e muitas folhinhas de manjericão. Tb ficou muito boa!
    Bjo grande, querida!

    ResponderExcluir