09 julho, 2009

Sopa de Brócolis e Alho-poró

Volta e meia tenho almoços de trabalho. Como sou gulosa toda vida, nunca me contento com um pratinho light, quero sempre experimentar o que há de mais suculento ou diferente no cardápio. Ontem foi assim: filet mignon com risotto de gorgonzola e batatas (precisava das batatas???).

Para me redimir do almoço gordo, fui de sopinha à noite. Preparei uma sopa de brócolis e alho-poró que ficou uma gostosura! Como curto sopas mais consistentes, uso como base inhame. Descobri que o inhame é nutricionalmente mais rico do que a batata. Então, virei fã deste tubérculo, que é fonte de vitaminas C, B6, potássio, magnésio e fibras, e uso em todas as sopas que faço. Vamos à receita.

Você vai precisar:

- 2 inhames descascados e picados grosseiramente
- 1 brócolis americano
- 2 tabletes de caldo de legumes ou galinha
- 1 cebola picadinha
- 2 talos de alho-poró cortados em rodelas
- 1 ramalhete de cebolinha lavado e cortado grosseiramente
- Fio de azeite
- Sal
- 2 litros de água

Faça assim:

Lave bem os brócolis e corte seus ramalhetes. Coloque na panela a água, os tabletes de caldo de legumes, o inhame, os brócolis e o ramalhete de cebolinha. Deixe ferver até que os ramos de brócolis estejam bem molinhos. Em outra panela, doure a cebola e o alho-poró no azeite.

Deixe o caldo esfriar um pouco e depois bata tudo no liquidificador com o refogado de alho-poró. Coloque sal a seu gosto.

Essa receita rende sopa para muitos dias. Como lá em casa somos só um casal, eu geralmente congelo metade da sopa e deixo para consumi-la só depois que a primeira leva acabar.


Para acompanhar, fui só de torradinhas (lembra das batatas e do risotto do almoço?), mas você pode ainda colocar um queijinho ralado em cima que também vai ficar tudo de bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário