29 julho, 2009

Risoto de Pêra

Risoto é o tipo de prato que, sozinho ou acompanhado, é sempre uma alegria, não é não? Às vezes basta só um queijinho ralado e nada mais. Em outros momentos, um risotinho vai bem com uma carne, seja de boi, de frango ou peixe.

Se você fizer esse risoto de pêra e quiser um acompanhamento, vá de carne vermelha. Fica perfeito. No meu caso, como falei em um post anterior, fiz uma carne ao molho de cerveja preta para acompanhar. A diversidade de sabores ficou muito bacana e combinou muito bem. Vamos à receita.

Você vai precisar:

- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 60gr de manteiga
- 1 cebola picada
- 3 pêras lavadas e picadas (com a casca mesmo)
- 1 xícara de vinho branco
- Queijo parmesão a gosto
- 2 litros de caldo de frango ou legumes
- Sal a gosto

Faça assim:

- Deixe o caldo fervendo em uma panela.
- Em outra panela derreta 40gr de manteiga e refogue a cebola.
- Acrescente os pedaços de pêra e o vinho. Mexa até que o vinho seque.
- Coloque o arroz arbóreo e misture bem.
- Com uma concha, vá acrescentando o caldo fervido ao arroz, mexendo sempre. Quando sentir que o caldo está secando, coloque mais conchas de caldo para que o arroz cozinhe.
- Quando o risoto ficar al dente e atingir a consistência de um creme, desligue o fogo, e coloque o restante da manteiga e parmesão à gosto. Acerte o sal.


3 comentários:

  1. Gente, este risoto é maravilhoso e levíssimo! O adocicado da pêra deixa o prato muito suave e este contraste ficou perfeito com o sabor marcante da Carne ao Molho de Cerveja Preta. Esta é uma daquelas receitas charmosas e ,simples de fazer, que realmente impactam. Eu vou deixar guardado na manga quando eu quiser impressionar. Ah! Detalhe, eu comi o risoto feito pelas mãos da própria NeoAmélia. Morram de inveja! kkkkkkkk beijos Helen

    ResponderExcluir
  2. Que inveja!!!!
    Ingredientes comprados! Vou fazer o risoto e a carne nesse findi :P

    ResponderExcluir
  3. Aninha, depois conte-me como ficou!
    Bjs

    ResponderExcluir