30 julho, 2009

Lombinho à minha moda

Ok, ok. Eu sei que, com essa onda toda de gripe suína por ai, não pega muito bem sugerir uma carninha de porco, né? Mas olha, brincadeiras à parte, essa receita de lombinho é tão leve e saborosa que eu tinha que deixar registrada aqui.

Eu não tinha costume de comer carne de porco porque achava que era muito calórica. Ledo engano. O filé de lombo de porco é uma carne branquinha, com quase nada de gordura, bem leve e infinitamente menos calórica do que eu imaginava. Diante destas constatações, passei a inseri-la na minha dieta. Dessa vez, fiz um arrozinho integral e a refeição ficou levinha, levinha.

Você vai precisar:

- 1 kg de filé de lombo de porco
- 1 cebola picadinha
- 5 dentes de alho amassados
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de mostarda
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Faça assim:

- Coloque o lombo em uma travessa. Espalhe com as mãos todos os ingredientes e, ao fim, derrame o vinho.
- Cubra a travessa com papel alumínio e deixe a carne descansar na geladeira por, pelo menos, 4 horas (eu fiz de um dia para o outro), virando a carne de tempos em tempos para pegar bem o tempero.
- Leve ao forno médio para assar, sem tirar o papel alumínio, por 30 minutos. Depois, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 10 ou 15 minutos.
- Fatie o lombo antes de servir e regue com o molho que ficou na travessa.

Você vai ver que a carne fica molhadinha e que o molho dá um toque todo especial. Delícia, delícia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário