06 julho, 2009

Lasanha de Domingo

A farra na sexta e no sábado foi grande: chope com os amigos, almoço em família e festança em Santa Teresa. Domingo decidimos curtir a casa e descansar.

Para repor as energias gastas nos dias anteriores, experimentei fazer, pela primeira vez, uma lasanha de espinafre e presunto. Ficou super levinha e muito, muito gostosa. Pra acompanhar, o maridson providenciou um Valpolicella que casou perfeitamente com a massa. Nem preciso dizer que depois da comilança fomos direto para o cochilo, coroando um domingo pra lá de preguiçoso!


Lasanha de espinafre com presunto

Usei metade do pacote de massa de lasanha, porque minha travessa não era muito grande

Você vai precisar:

- Duas colheres de sopa de azeite ou óleo
- Uma cebola bem picadinha
- 60gr de manteiga
- 5 dentes de alho
- ¾ de xícara de farinha
- 1 litro de leite (usei desnatado)
- Folhas de um ramalhete de espinafre
- 300 gramas de presunto magro cortados em tiras
- 300 gramas de mozarela

Faça assim:

Lave e ferva, por cinco minutos, as folhas de espinafre. Escorra e coloque as folhas em um processador de alimentos, ou pique-as muito bem. Em uma panela, doure os dentes de alho no azeite e refogue rapidamente o espinafre com uma pitada de sal. Reserve.

Em um recipiente, dissolva a farinha no leite. Mexa bem para não empelotar. Em uma panela, doure a cebola na manteiga e vá acrescentando o leite com farinha aos poucos, mexendo sempre. Você verá que a mistura se transformará em um creme. Quando atingir essa consistência, desligue o fogo e junte à mistura o espinafre refogado. Acerte o sal, se necessário.

Montando a lasanha:

Forre o fundo de uma travessa com um pouco do creme de espinafre. Comece a montagem com a massa, depois coloque mais um pouco do creme, as tirinhas de presunto e a mozarela por cima. Repita o procedimento finalizando sempre com a mozarela. Leve ao forno médio por 30 minutos ou até que a lasanha esteja dourada.

A receita fica gostosa também se você colocar um pouco de queijo gorgonzola no creme de espinafre, ou esfarelado por cima da mozarela.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Oi Ju! Amei o blog!!!! : )
    Tb sou uma neo Amelia, porém, pior: meio analfabeta na cozinha! hehhehe
    Mas pegando a carona na sua lasanha, ontem cheguei cansada de um congresso, mas ainda consegui fazer uma com massa pré-pronta, intercalando molho de tomate, peito de peru e ricota amassadinha temperada (só com sal e orégano, era o que tinha!) e joguei o queijo por cima. Até que ficou bom... hehehhe e foi rápido.
    Bom, fica aí a dica pra um outro recheio (light tb, afinal a dieta nos acaompanha por toda a vida... fazer o que?) : )
    Beijinhos e saudades, Lisa

    ResponderExcluir
  2. Hum... Lisa, ótima idéia de recheio! E bem light! Vou testar e depois te falo!

    Eu tb sou analfabeta na cozinha, mas estou aos poucos testando receitinhas e ingredientes. O melhor de tudo é que, geralmente, dá certo!

    Bjo grande e obrigada por aparecer por aqui!

    ResponderExcluir