28 julho, 2009

Carne ao molho de cerveja preta

O domingo lá em casa foi animado: quarto amigos e um bebê apareceram para almoçar. Quis fazer algo prático e sensorial. Então foi escolhido o seguinte menu: carne ao molho de cerveja preta, risoto de pêra e, de sobremesa, bolo farofa de maçã. Não sei se os convivas deixarão seus comentários a respeito do almoço, mas já adianto que estava bom demais!

Para começar, deixo registrada aqui a receitinha da carne ao molho de cerveja preta.

Você vai precisar:

- 1kg de carne de segunda (usei patinho)
- 1 garrafa de cerveja preta
- 1 saquinho de sopa de cebola
- 1 cebola (picadinha)
- 3 dentes de alho
- Uma pitada de sal grosso

Faça assim:

- Um dia antes, coloque a carne em uma travessa e tempere com um pouquinho de sal grosso (pq a sopa de cebola já é salgada), os farelos da sopa, o alho amassado, a cebola picada e jogue por cima a cerveja. - Cubra com papel alumínio e deixe a carne na geladeira para que pegue bem os temperos.
- No dia seguinte, retire a carne da travessa e coloque-a, com um pouco de azeite, na panela de pressão. - Reserve o caldo temperado com a cerveja.
- Encha a panela de pressão de água, três dedos acima da carne, e leve ao fogo por uns 20 minutos.
- Tire a pressão da panela, destampe-a, escorra a água e coloque, então, o molho de cerveja.
- Com a panela de pressão destampada, termine o cozimento da carne no molho de cerveja, até que ele engrosse e tome consistência.
- Antes de servir, fatie a carne e jogue o molho por cima.

Da outra vez que fiz essa receita, deixei a carne cozinhar direto na pressão com o molho. O resultado não ficou tão bom pq o molho praticamente secou... Dessa vez, deixei pra cozinhar a carne, primeiro na água, para só depois juntar o molho. O resultado ficou fantástico!

A receitinha do risoto de pêra será publicada aqui amanhã. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário