05 maio, 2010

Torta Alemã




O Dia das Mães está chegando! Já definiu o menu do almoço? Ou vai almoçar fora? Minha família há anos desistiu de enfrentar as filas dos restaurantes, então, os almoços de Dia das Mães ou são na casa da minha avó, ou na casa da minha mãe. Este ano, será na vovó. E ela me pediu uma sobremesa de presente.

Eu, prontamente, disse que faria o que ela quisesse, afinal, minha avó é uma preciosidade em minha vida. Ela escolheu a torta alemã.

Quem me deu esta receita foi Tiemi, uma prima do meu marido. Ela é super fácil de fazer e rende muitos elogios! Vou deixar aqui a receita do jeito que Tiemi me passou. Seguindo as instruções direitinho não tem como errar!


Ingredientes:
200g de manteiga sem sal
200g de açúcar
2 latas de creme de leite (geladas)
1 pacote de biscoito maisena

- Bata a manteiga e o açúcar até virar um creme esbranquiçado.
- Acrescente o creme de leite gelado sem o soro (reserve o soro) e bata mais um pouco até ficar um creme homogêneo.
- Molhe os biscoitos no soro do creme de leite e alterne camadas do creme com o biscoito numa fôrma de torta.
- Coloque na geladeira.

Cobertura:
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga (ou margarina)
Nescau

Coloque o creme de leite com o soro e a manteiga (pode ser com sal, não tem problema) numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa sempre. Quando a manteiga derreter, coloque o Nescau até ficar bem pretinho. Mexa até soltar da panela (quando começar a ferver). Espere esfriar e só coloque na torta quando a torta já estiver bem dura.


Agora, as dicas de como eu prefiro fazer a torta:

- Use sempre manteiga pq a margarina não dá o ponto certo. Só na cobertura que não faz diferença.

- Como falei, o creme de leite Nestlè dá o ponto melhor. Tem que ser gelado porque fica mais fácil de separar o soro. Quando estou arrumando as coisas pra fazer a torta, coloco o creme de leite no congelador. Aí, quando termino de bater o creme de manteiga e açúcar, já deu tempo de gelar.

- Para a cobertura, pode ser o de caixinha, até pq precisa usar o soro, então, dá no mesmo. Só que quando faço 1 receita, uso 1 lata e quando faço 2 receitas, uso 2 caixinhas.

- Eu sempre coloco um pouco do creme no fundo da fôrma antes de colocar os biscoitos, pois assim gruda menos. E tem que terminar com a camada do creme para colocar a cobertura por cima.

- Quando a torta está montada, coloco no congelador para ficar bem dura (na geladeira demora e não fica tão dura). Depois de pronta, sempre deixo no congelador porque gosto dela bem geladinha. É só tirar uns minutinhos antes de servir.

- Ah! Quase esqueci! Depois de colocar o creme de leite, tem que bater só um pouco mesmo, senão desanda. É só o suficiente para misturar o creme de leite com o resto. Sempre bato na batedeira. Não sei se dá pra chegar no ponto batendo à mão.

4 comentários:

  1. Ju, fica bom tb fazer uma calda quente de chocolate meio-amargo para servir por cima na hora.
    Nossa, há quanto tempo eu não passava por aqui... saudades!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu creme de manteiga com creme de leite desandou como faço para consertar?

    ResponderExcluir
  3. Meu creme de manteiga com creme de leite desandou como faço para consertar?

    ResponderExcluir