04 outubro, 2009

Bolo Show de Fubá


Sexta-feira fez um dia lindo de sol. Acho que foi para recebermos a notícia de que o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016. Diante de uma sexta-feira maravilhosa, Maridson e eu programamos um super passeio de moto no fim de semana. Mas sábado amanheceu nublado e melou por completo o nosso programa.

Já estávamos achando que iríamos passar o dia vendo filmes na TV. Eis que um amigo do meu marido liga, dizendo que estava na nossa rua. Claro que mandamos ele subir. Depois dele, um outro amigo resolveu nos visitar de surpresa e, para arrematar, meus sogros também acabaram aparecendo aqui em casa.

Casa cheia em dia nublado pede bolo e café. Fiz uma mesa com pães, pastinhas, queijo, café, leite e esse bolo de fubá*. E assim o sábado foi passando, muito animado, com muitas risadas e cheio de gente querida.

* Pra mim, o melhor bolo de fubá do mundo é o da minha avó Cleusa. Quando eu era pequena, todos os fins de semana ela ficava comigo e com meus irmãos e sempre fazia um bolo gostoso para nós. Ela me disse que esqueceu a receita do bolo de fubá que fazia. Então fui testando várias receitas, e essa, que tirei do Rainhas, foi a que mais se aproximou do bolo da minha avó.

Você vai precisar:

- 5 ovos (gemas e claras separadas)
- 2 xícaras de açúcar
- 200 gr de manteiga
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de fubá
- 1 vidro de leite de coco
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Faça assim:

- Na batedeira, bata bem as gemas com o açúcar e a manteiga.
- Junte a farinha de trigo, o leite de coco e o fubá. Bata bem.
- Em um outro recipiente, bata as claras em neve.
- Junte à massa as claras em neve e o fermento, misturando com uma colher de pau ou espátula.
- Coloque a massa em uma fôrma com furo no meio untada com manteiga e farinha.
- Leve ao fogo pré-aquecido até passar pelo teste do palito.


Esse bolo fica enoooooorme. Cresce bastante, fica lindo de ver e delicioso de comer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário