08 julho, 2009

Almôndegas Caseiras com Molho de Tomate Pelado

Eu não compro hambúrgueres prontos. Não que eu não goste, mas fazer hambúrguer é tão fácil e tão mais saudável que eu prefiro meter a mão na massa à comprar o industrializado. Com as almôndegas teoria é a mesma.

A receita de preparo de hambúrgueres e de almôndegas caseiras é igual, o que muda é só o formato que você vai dar. Vamos lá!

Para preparar cerca de 20 almôndegas você vai precisar:

- 300gr de carne moída
- 1 cebola bem picada (eu passo no processador de alimentos)
- 3 dentes de alho amassados
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de azeite
- Farelo de aveia para dar liga (há quem faça com farelo de pão, mas acho a aveia mais saudável)
- Um punhado de salsinha bem picadinha (passo no processador também)
- Quanto baste de sal

Coloque todos os ingredientes, menos a aveia, em um recipiente e misture tudo com as mãos. Vá acrescentando a aveia até dar o ponto de liga. Faça as bolinhas, coloque-as em uma travessa untada com azeite e leve ao forno médio até dourar.

Para acompanhar almôndegas, nada melhor do que um bom e encorpado molho de tomate.

Ingredientes:

- 5 dentes de alho cortados em lascas
- ½ cebola picadinha
- Fio de azeite
- Uma lata de tomate pelado
- Orégano em pó

Faça assim:

Doure a cebola no azeite e acrescente o alho. Jogue os tomates pelados e, com uma colher de pau, vá desfazendo-os. Deixe ferver um pouquinho, apague o fogo e tempere com o sal e o orégano.

Daí é só chamar uma saladinha ou arroz fresquinho para acompanhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário